Login Extranet  | Fale Conosco

DIFERENÇA ENTRE  LUCRATIVIDADE  X  RENTABILIDADE

 

 

De forma Simples, o Balanço Patrimonial é composto de 03 (três) grupos. Balanço Patrimonial Ativo, Balanço Patrimonial Passivo e  Patrimônio líquido.  Vamos definir cada um para melhor entendimento, lembrando que o foco da nossa pesquisa é informar a todo usuário a diferença entre lucratividade e rentabilidade.

 

1-Ativo: É todo bem que a empresa compra, paga, usa e deve trazer um retorno excelente. O Ativo é também composto de demais bens e direitos que a empresa possui. Citamos alguns exemplos, como:  dinheiro, aplicações financeiras, clientes, ouro, marcas e patentes. O ativo se subdivide em Circulante e não Circulante. Ativo circulante é o ativo em que a empresa pode e deve usar de forma rápida para alcançar melhor liquidez, com o ciclo operacional  máximo de 360 dias. Já o ativo Não circulante é o bem ou direito que a empresa tem, que poderão ser transformados em dinheiro após 360 dias.

 

2-Passivo: É toda despesas, custos e obrigações a pagar  que a empresa realiza, com o Objetivo de obter uma lucratividade e rentabilidade. O passivo pode ser também dividido em 02 grupos: Passivo circulante e Passivo não circulante: Passivo Circulante são as obrigações que a empresa pode pagar até o ciclo operacional de 360 dias. Já o Passivo não circulante são as despesas da empresa cujo ciclo operacional é superior a 360 dias.

 

3- Patrimônio Líquido

O  patrimônio líquido (PL) é o resultado da diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa. Basicamente a soma do Aitvo Circulante + o Ativo não Circulante, subtraindo do Passivo Circulante + Passivo Não circulante, obtem-se o Patrimonio líquido. O seu valor contábil analisa as principais contas patrimoniais como: Caixa e Equivalentes Caixa, Clientes, Aplicações financeiras, Máquinas e equipamentos, veiculos, móveis e utensílios, Fornecedores diversos, Impostos, funcionários a pagar , empréstimos, demais obrigações a pagar, capital social, fluxo de caixa, lucros e prejuizos.

Após definição de ativo e passivo + patrimônio líquido, vamos entrar no tema proposto com as suas respectivas definições:

Lucro: Resultado obtido pela comparação entre a despesa e a receita. Subtraindo-se o valor desta do daquela. A fórmula mais simples do lucro é. Receita – Despesas = Lucro.

A.Lopes de Sá . Dicionário de contabilidade pag. 276

 

Rentabilidade: Resultado da produção do capital aplicado; produtividade do capital que recompensa a sua aplicação. Rentabilidade. Quociente que estabelece a relação entre o capital aplicado e o rédito.

A.Lopes de Sá . Dicionário de contabilidade pag. 398.

 

Rédito: Lucro ou perda que uma empresa apresenta. Pode ser positivo ou negativo.

A.Lopes de Sá . Dicionário de contabilidade pag. 393

 

De uma maneira básica, concluímos então, que a rentabilidade é o retorno sobre o investimento. O percentual de ganho que a empresa investiu. A fórmula mais simples é esta: Multiplique o Lucro líquido por 100 (cem) , e depois você deve dividir pelo valor total do ativo.

Cálculo por exemplo: Se você investiu R$ 100.000,00 e teve lucro de R$ 50.000,00, isso significa que a sua rentabilidade é de 50%.

 

Já a lucratividade de uma maneira simples e objetiva é o resultado do esforço que a empresa realiza entre o que ela investiu, obtendo vendas no período, diminuindo as despesas totais do mesmo  período. No balanço Patrimonial encontramos de forma clara e objetiva  a lucratividade, que é a diferença de todo o ativo diminuindo o passivo e o capital social, a qual encontramos no patrimônio líquido.

 

 

 

 

A lucratividade é um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual, que indica o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve. É também um dos principais indicadores econômicos da empresa, ligado diretamente com a competitividade do negócio.

Quanto você lucrou.

 

 Já a rentabilidade é um indicador de eficácia, que pode ser definida como o percentual de remuneração obtido a partir da quantia que você investiu. Simplificando: podemos dizer que é o valor que você terá de retorno de uma determinada aplicação ou investimento.

A rentabilidade está ligada diretamente ao lucro da empresa, o contrário não é a mesma coisa.

 

 

Jônatas Vieira

Contador

CRC-ES 5962/0

 

 

 

Fontes de Pesquisa:

 

1.Sá, Antonio Lopes de, Dicionário de contabilidade. A. Lopes de Sá, Ana M. Lopes de Sá.8ed.- São Paulo : Atlas ,1980.

2.Iudícibus, Sérgio de. Teoria da contabilidade/ Sergio de Iudícibus,-10.ed.-São Paulo:Atlas,2010.

3.Sociedade anônimas – Contabilidade I. Iudícibus, Sérgio de,1935 – II, Martins, Eliseu, 1945-III, Ernesto Rubens, 1943 – IV Titulo.

4-https:www.contasonline.com.br

5.https:www.sicredi.com.br